Apresentação: sobre o curso e o DMEC
A Engenharia Mecânica é, dentre as Engenharias, a área que abrange o maior número de ciências naturais. Cinemática, dinâmica, termodinâmica, materiais, fluidos, energia, metrologia, processos de fabricação, entre outras, são algumas áreas de conhecimento e estudo deste curso. Em cada um destes setores o engenheiro mecânico está capacitado a trabalhar no desenvolvimento de projetos, na fabricação de produtos e nas atividades de manutenção e de assistência técnica.
O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe foi instalado no ano de 2007, sendo reconhecido pelo MEC em outubro de 2010. Atualmente o curso conta com 12 professores em regime de dedicação exclusiva, sendo que destes 10 são doutores e 2 mestres.
O Curso de Engenharia Mecânica tem como Objetivo Geral: “Formar Engenheiros Mecânicos com um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado para absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar de maneira crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em consonância com as demandas da sociedade”. Alguns dos objetivos específicos do curso de Engenharia Mecânica são:
- oferecer aos estudantes formação básica sólida e abrangente, interligada às disciplinas de formação profissional e específica;
- capacitar os alunos a resolverem problemas de engenharia através do domínio de conhecimentos profissionalizantes e específicos;
- desenvolver as habilidades e competências necessárias para o pleno exercício da profissão;
- utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de engenharia, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos, e na divulgação de seus resultados; propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão;
- desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações;
- discutir a realidade socioeconômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional