Sex, 10 de março de 2023, 14:07

Centro Acadêmico
(CAEMEC)

CAEMEC e representantes discentes no CDMEC e CCEM

A vivência estudantil nas universidades públicas transcende as salas de aula. Além das atividades de pesquisa e extensão, os discentes podem participar da vida política dos órgãos deliberativos da UFS em suas diversas instâncias do CONSU e CONEPE, Conselhos superiores, até os conselhos departamentais e colegiados de curso.

Atualmente, tanto o CDMEC quanto o CCEM contam com quatro vagas para representantes discentes, cada. Duas para titulares e duas para suplentes. Os representantes são eleitos pelo corpo estudantil para mandato de um ano, que pode ser renovado uma vez por igual período.

Além disso, os discentes podem se organizar politicamente através do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica - CAEMEC, entidade autônoma e sem vinculação ao DMEC, possuindo, inclusive, CNPJ e estatuto próprios. Seu principal objetivo e razão de ser é congregar a classe estudantil para promover a defesa dos interesses comuns. Para maiores informações sobre o CAEMEC, sugere-se consultar os membros de sua gestão e ler o estatuto da entidade.